Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Com o tema “Ciência no Brasil” teve inicio nesta segunda-feira, 19, a 6ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. No Acre a abertura do evento ocorreu na Biblioteca Marina Silva e reuniu representantes do Governo do Estado, instituições de ensino e da Embrapa. A cada ano cresce o número de participantes, de instituições de pesquisa e ensino nas atividades desenvolvidas ao longo da Semana.
A proposta da mobilização é o envolvimento de pesquisadores, técnicos, professores e estudantes em torno do tema ciência e tecnologia. Entre os dias 19 e 25 serão exibidos filmes e vídeos científicos, proferidas palestras e discussões públicas sobre temas científicos de interesse geral, oficinas. A programação conta ainda com dias de portas abertas em instituições de pesquisa e universidades, realização de congressos, feira de ciência e observações astronômicas.
Em Brasília, a Semana será realizada na Esplanada dos Ministérios, das 8h30 às 19 horas. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa do Ministério de Ciência e Tecnologia, e conta com a parceria dos governos estaduais e universidades. No Acre, o evento é coordenado pela Fundação de Tecnologia (Funtac). Em 2008, foram realizadas 10.859 atividades, em 445 cidades e com a participação de aproximadamente 755 instituições de ensino e pesquisa e entidades diversas em todo o País.
A escolha do tema “Ciência no Brasil” foi motivada por uma pesquisa nacional na qual 85% dos brasileiros afirmaram desconhecer cientistas e instituições de pesquisas importantes no Brasil. As atividades serão norteadas com intuito de criar um movimento para que se discuta nas escolas, universidades e instituições de pesquisa a história, contexto e os deságios da ciência e da tecnologia.
Maiores informações em http://semanact.mct.gov.br