Windows 7 chega nesta semana e promete reviravolta da Microsoft

A sétima versão do sistema operacional da Microsoft vem cheia de expectativa e curiosidades. O Windows 7, que terá seu lançamento na próxima quinta-feira (22), pretende ser uma atualização mais simples e focalizada para a linha, compatível a aplicações e hardwares diversos.

A empresa sempre apostou em nomes diferentes para seus produtos. Porém, desta vez, com o próprio objetivo de simplicidade, o sistema não inovou como nas versões Vista, XP e até mesmo as mais antigas, como o Windows 95. O numeral sete significa tão somente que é a sétima versão do software.

O programa promete ainda ter plena compatibilidade com drives e aplicações. A tática da companhia quebra o podrão dos OS anteriores: programas que funcionavam perfeitamente no Windows XP não tiveram uma grande eficiência no Vista, principalmente na época do lançamento do software.

Mesmo assim, para o gerente de produto da linha Vaio na Sony Brasil, Willen Puccinelli,o consumidor médio deve demorar a aderir ao produto. “A população ainda está acostumada aos sistemas operacionais antigos, o tempo de transição é grande”, disse. 

Recursos

A interface aprimorada, com barra de tarefas redesenhada, suporte para telas sensíveis ao toque (inclusive múltiplo) e mecanismo de busca interna refeito são alguns dos recursos que prometem atrair os consumidores. Mesmo apenas três anos depois do lançamento do último exemplar (Windows Vista), o presidente da Microsoft, Steve Ballmer, promete novidades e melhorias para o novo sistema operacional.

A ferramenta possui ainda um novo menu “Iniciar”, comando de voz em inglês, suporte nativo ao Blu-Ray e ao finado HD-DVD (desde que o computador possua leitores específicos para cada formato), novos papéis de parede, temas e ícones, conceito de bibliotecas integrado ao Windows Explorer, UAC personalizável (central de infraestrutura de tecnologia e segurança), Windows Media Player 12, arquitetura modular e melhor desempenho.

Além disso, o sistema ainda conta com o Windows XP Mode – o internauta consegue virtualizar o XP em modo de compatibilidade para poder rodar programas antigos. No entanto, apenas algumas versões do Windows 7 terão acesso gratuito a essa ferramenta.

Contudo, o sistema operacional também removeu certos recursos. O miniplayer do Windows Media Player, o cliente de e-mail padrão e navegador de internet no menu Iniciar, a capacidade de desabilitar o agrupamento dos botões similares na barra de tarefas não são mais ferramentas que o usuário possui ao utilizar o novo software.

Preço

Segundo gerente de marketing e vendas da linha Vaio na Sony Brasil, Francisco Simon, para os computadores, o lançamento do sistema operacional deve favorecer o setor. “Este é um momento muito importante, vai alavancar o mercado tecnológico”, afirmou.

As seis versões do Windows 7 serão vendidas em breve, mas nem todas chegarão às lojas brasileiras. A Starter Edition (para netbooks) e a Enterprise (para corporações) não serão vendidas nas redes de informática e do varejo em geral.

A mais barata das versões é a Home Basic, que deve custar R$ 329. Essa versão é indicada para PCs com acesso à internet e recursos básicos. Já a edição Home Premium é indicada para todo o tipo de consumidor e será vendida por R$ 399.

A versão Professional traz recursos de conectividade e ferramentas de segurança e backup, custando R$ 629.  A mais cara é a Ultimate, que sairá R$ 669, e engloba todos os recursos de todas as outras versões do sistema operacional.

De acordo com Willen Puccinelli, mesmo com preços altos para a compra do OS, os preços da linha de computadores que será lançada na mesma data do Windows 7 não devem ser abalados. “Os lançamentos da Sony não sofrerão mudanças no preço. Mesmo quando lançamos aparelhos junto ao Windows Vista e até o XP não houve alteração”, explicou.

Produtos

As grandes empresas de tecnologia do mundo aproveitaram o lançamento do sistema operacional da Microsoft para lançar computadores com o dispositivo. Para Simon, o sistema é leve e permite um bom desempenho a qualquer tipo de computador.

“Não há um micro exato para receber o novo sistema operacional, ele é leve para rodar em diversos PCs. Além disso, o Windows 7 tem uma experiência de uso melhor que a do Vista”, contou, afirmando que toda a linha Vaio – incluindo notebooks com Blu-ray – serão lançados com o novo sistema.

A partir da próxima quinta-feira (22) não só a Sony deve colocar novos aparelhos com o Windows 7, mas outras marcas já anunciaram novidades. A Positivo – marca brasileira de artigos de informática – é uma delas.

A empresa antecipou para este ano o lançamento de uma linha de computadores, em que 99% dos modelos das novas linhas já sairão de fábrica com o dispositivo. Entre os novos modelos estão o netbook Mobo, os laptops ultrafinos Platinum e Aureum e a linha Union, que tem a tela sensível ao toque.

Já a Sony promete novos modelos, mas ainda com segredo. De acordo com Willen Puccinelli, a série NW dos laptops da Vaio será renovada e chegará também com o sistema operacional da Microsoft. “A linha, que é para um público um pouco mais popular, deve chegar às lojas com preços que giram em torno de R$ 1.799”, disse.  


Fonte: e-Band