40% das empresas usam redes sociais para gestão do conhecimento

Estudo da Deloitte revela ainda que quase 70% das companhias consultadas utilizam e/ou monitoram esses ambientes

O uso das redes sociais tende a crescer no mercado nacional principalmente pela forte adesão dos brasileiros a essas plataformas. Contudo, muitas companhias ainda não entendem bem como tirar proveito desses canais ou os enxergam apenas como mais um espaço para estratégia de marketing. Estudos, no entanto, já sinalizam mudanças nesse horizonte. Um exemplo é uma pesquisa da consultoria Deloitte com 302 companhias brasileiras. Os resultados mostram, por exemplo, que 40% das empresas ouvidas utilizam as mídias sociais para projetos de gestão do conhecimento.
Serviços, varejo, bens de consumo e transporte e tecnologia, mídia e telecomunicações são os setores mais aderentes a esses sites, aponta o estudo. Entre as companhias ouvidas, 70% disseram usar e/ou monitorar esses ambientes, um número até alto pelo que se ouve no dia a dia.
Entre os projetos inseridos nesse mundo, apesar de 40% apontarem a gestão de conhecimento com uma das atividades, ações de marketing lideram o índice, 83% das empresas exploram este tópico. Monitoramento de marca ou mercado e venda ou captura de oportunidades também surgem como iniciativas bem exploradas.
Das companhias que aderiram às redes sociais, 81% usam Facebook, Orkut ou redes internas. Os microblogs, como Twitter e Yammer, surgem na sequência com 79%.
Dificuldades
O estudo da Deloitte mostra também que há um universo muito grande a ser explorado, uma vez que 49% das empresas ouvidas dizem que falta de tempo para gerenciamento desses ambientes estão entre as barreiras para o sucesso nas redes sociais. Dificuldade em engajar pessoas e falta de conhecimento na gestão desses sites completam as três principais preocupações.
Essas informações, por si só, já denotam as oportunidades que as consultorias especializadas em estratégia e gestão de redes sociais têm pela frente. A entrada, para muitos setores, é, praticamente, inevitável (86% dos entrevistados pretendem investir no canal), e não se pode arriscar. Feito da forma errada, a ida para o mundo social pode criar sérios problemas. E diversos especialistas alertam para essa questão.

Fonte: Information Week