SAP e Sigga fazem primeiro lançamento de coinovação

Solução para gerenciamento da manutenção de ativos foi desenvolvida em parceria com o Co-Innovation Lab e será comercializada por canais


Um sistema para realizar o gerenciamento da manutenção de ativos por meio de dispositivos móveis. Este é o primeiro produto lançado como resultado dos trabalhos do laboratório brasileiro de coinovação da SAP inaugurado em outubro de 2010. Parceira de serviços da SAP, o projeto da mineira Sigga foi selecionado entre 25 para entrar no rol daqueles que têm o apoio do laboratório. Agora certificada — após um processo longo composto por quatro fases — a solução SM2 tem o endosso da SAP. “É a primeira fora dos Estados Unidos e isto mostra que somos capazes de desenvolver produtos de classe mundial”, disse Warley Borges, diretor-executivo da Sigga, visivelmente contente durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (3/5).



As empresas não revelam investimentos, mas asseguram que sai mais barato desenvolver em conjunto. Do lado da Sigga, Borges se limitou a dizer que foram necessárias 20 mil horas de programação. Sem detalhar o contrato de três anos firmado entre as empresas, os executivos enxergam na solução uma maneira de expandir (e por que não melhorar) o uso das ferramentas da SAP.


A alemã também vislumbra aumentar sua base de soluções não-proprietárias endossadas por ela: seu portfólio conta hoje com cerca de dois mil itens, sendo somente 20 de parceiros. Já a Sigga observa a base de cliente com otimismo e quer uma fatia dela. Três clientes ela já conquistou. O Sigga SM2 será comercializado pelos canais da SAP. “Estamos treinando as equipes. Vamos fazer um trabalho conjunto”, afirmou Luís Cesar Verdi, presidente da SAP. O piloto da ferramenta foi feito na Austrália por uma empresa brasileira.



Apesar de o Co-Innovation  Lab ter sido anunciado há cerca de sete meses, as conversas entre as duas firmas começaram antes. Enquanto a alemã buscava uma solução móvel, a Sigga usufruía os conhecimentos técnicos para melhorar um produto que já existia. Assim, pôde incorporar tecnologias da Sybase e também deixar a solução preparada para as diversas versões do ERP.


O Co-Innovation  Lab foi anunciado em outubro do ano passado. São cinco centros deste no mundo, para os quais a companhia afirma ter investido um milhão de euros. A ideia, é que o espaço sirva para que parceiros, juntamente com a SAP, codesenvolvam soluções com base em projetos em andamento. Os outros estão localizados em Palo Alto (Estados Unidos), Tóquio (Japão), Waldorf (Alemanha) e Bangalore (Índia). Na época do lançamento, Anxel Henning Salek, vice-presidente global da SAP Co-Innovation Network, explicou que o COIL é praticamente uma plataforma para facilitar a co-inovação baseada em projetos.


Fonte: IT Web