Microsoft apresenta novo sistema operacional “Windows 8”

A Microsoft apresentou uma versão do seu novo sistema operacional em conferências de tecnologia nos Estados Unidos e em Taiwan, enquanto alguns fabricantes de computadores se queixavam das restrições à participação no desenvolvimento do sistema.

A maior fabricante mundial de software deve lançar o Windows 8, que possui recursos de tela de toque otimizados para computadores tablet, nos próximos 18 meses, como parte da corrida para recuperar o atraso em relação à Apple.

A Microsoft, entretanto, instruiu os fabricantes de chips que desejam utilizar o sistema para tablets a trabalhar com apenas um fornecedor, a fim de acelerar as entregas, segundo informações da mídia, gerando preocupação de que alguns fabricantes de computadores fiquem de fora.

Em apresentações na conferência D9 em Palos Verdes, na California, e na feira de computação Computex, em Taiwan, executivos da Microsoft mostraram uma página inicial que se assemelha ao mais recente sistema operacional da Microsoft para celulares, com “pastilhas” ativas manipuladas por movimentos dos dedos sobre a tela.

A demonstração prova que a Microsoft está realizando progressos no desenvolvimento do novo sistema operacional que, segundo a empresa, funcionará em diversos tipos de equipamentos, dos computadores tradicionais a notebooks e tablets, com o acesso tanto por comandos de tela de toque quanto do sistema tradicional de teclado e mouse.

A companhia declarou em Palos Verdes que não estava “fora do jogo” dos tablets.

“O fato de já terem se passado um ou dois anos da chegada do iPad não importa de fato. Há muita infraestrutura já instalada,” disse Adrian Crisan, diretor de engenharia da divisão VAIO e de aparelhos móveis da Sony nos Estados Unidos, a jornalistas em Taipei, na quinta-feira.

“Hoje a Apple é a primeira em uma categoria e a Microsoft primeira em outra, e isso resultará em uma corrida na qual os consumidores comprarão aquilo de que gostarem,” acrescentou.
Fonte: Reuters Brasil