Banco do futuro interage com cliente por redes sociais


Fazer uso cada vez maior e mais eficiente da telefonia móvel e da internet, tanto para promover a bancarização no Brasil como para facilitar o contato com o cliente, deve figurar entre as principais preocupações das instituições financeiras. Para a construção do “banco do futuro” os novos canais ganham importância. Resta avaliar se as empresas estão preparadas para saber aproveitar todas as oportunidades que surgem. “É necessário se preocupar com questões como o tipo da experiência do usuário e com a maneira como o banco está respondendo aos clientes por meio destes novos meios”, ressaltou Richard Dalceno Chaves, da Microsoft, durante painel na 19ª edição do Ciab. 
O ponto levantado por Chaves contempla, por exemplo, o uso das redes sociais. Ou seja, não basta as companhias inscreverem-se e participarem de sites como o Twitter, elas precisam estar preparadas para atender à demanda dos clientes da forma esperada por eles. Algo que vai ficar ainda mais complicado quando a nova geração, batizada de Y , dominar o mercado. “Abrir conta pela internet, interagir por meio de MSN, participar de comunidades virtuais serão cada vez mais realidade”, aponta o executivo, completando que, ao se tratar da internet, os bancos terão de trabalhar mais aspectos como usabilidade, personalização, uso de vídeos e comunicação unificada.
Para que tudo isso se realize de fato, Chaves reforça que a TI dos bancos tem de ser dinâmica, ágil e eficiente. E é aí que as novas tecnologias ganham força. Entre as tendências, o executivo da Microsoft destaca a computação em nuvem e a necessidade de se trabalhar com padrões abertos para lidar com a crescente complexidade. “Cada banco é diferente e eles terão de escolher como vão trabalhar, se com software local, totalmente dentro de casa, na nuvem ou com um modelo misto.”

Fonte: IT Web