Wi-Fi Direct pode ser o fim do Bluetooth?

A Wi-Fi Alliance anunciou uma nova especificação para redes sem fio que permitirá o uso de conexões peer-to-peer sem fios e sem a necessidade de um roteador ou de um hotspot por perto.

A nova especificação, batizada como Wi-Fi Direct, será finalizada em breve e a Wi-Fi Alliance espera certificar os primeiros aparelhos compatíveis com ela até a metade de 2010.

“O Wi-Fi Direct representa um novo passo para nossa indústria. Usuários de Wi-Fi no mundo todo se beneficiarão desta tecnologia para transferir e compartilhar aplicativos de forma fácil e rápida mesmo que não existam pontos de acesso Wi-Fi por perto”, disse Edgar Figueroa, diretor executivo da Wi-Fi Alliance.

Em teoria, a tecnologia de rede sem fio peer-to-peer já existe. Além da conexão aos roteadores sem fio ou aos hotspots, muitos aparelhos são capazes de criar uma rede ad hoc – basicamente uma rede sem fio peer-to-peer entre dois aparelhos.

Redes sem fio ad hoc sempre foram mais complexas, complicadas e com velocidade máxima de apenas 11 mbps. Já o Wi-Fi Direct conectará os aparelhos com as velocidades suportadas pelo padrão Wi-Fi, que vão até 250 mbps.

Os aparelhos certificados para o Wi-Fi Direct também poderão transmitir sua disponibilidade e procurar por outros aparelhos Wi-Fi Direct por perto (mais ou menos como ocorre com o Bluetooth hoje).

Os aparelhos compatíveis com o Wi-Fi Direct poderão se conectar em pares ou em grupos! Com o Wi-Fi Direct, apenas UM dos aparelhos precisa ser certificado para o Wi-Fi Direct para que uma conexão peer-to-peer possa ser feita. Por exemplo, um telefone celular certificado para o Wi-Fi Direct pode estabelecer uma conexão com um notebook não certificado e permitir a transferência de arquivos entre ambos!

Outra vantagem do Wi-Fi Direct em relação ao Bluetooth é seu alcance. Enquanto o Bluetooth tem um alcance limitado, o Wi-Fi Direct pode ter alcance e velocidades muito maiores.

Fonte: Baboo