Google lança busca social

Em um anúncio surpresa durante o Web 2.0 Summite, a vice-presidente de produtos de busca e experiência do usuários, Marissa Mayer, revelou um produto a ser lançado pela companhia chamado Social Search ou busca social, em tradução para o português.
“Pensamos sobre a questão das redes sociais há muito tempo”, afirmou Marissa. O Social Search, como explicou a executivo, reconhece a necessidade fundamental da informação em tempo real e demonstra o compromisso do Google em inovar no segmento de buscas.
A expectativa é que o sistema seja lançado em algumas semanas como um experimento do Google Labs. Como o próprio nome sugere, ele integra informações criadas por pessoas na rede de pesquisadores do Google – definida por uma lista de contatos – no resultado de buscas do Google.
Marissa demonstrou como uma pesquisa pelo termo “New Zealand” produziu uma lista de resultados que incluía conteúdo relevante criado por amigos a partir do meio da página de resultados. Entre os tópicos estavam, por exemplo, links para mensagem de Gmail.
Para que o Social Search funcione, os usuários precisam ter uma Google Account, um perfil e amigos listas como Google Contacts.
A existência do serviço parece validar o anúncio feito pela COO do Facebook, Sheryl Sandberg, no mesmo evento. “Há uma transferência fundamental da informação web para social web”, informou.
O Google claramente quer fazer parte do movimento.
Marissa também confirmou um anúncio anterior de que o Google entrou em acordo com o Twitter para incluir tweets no índice de busca como forma de prover acesso à informação em tempo real.

Fonte: IT Web