Windows 7 começou a ser vendido nesta quinta no Brasil

Lojas abriram à meia-noite para receber entusiastas.
Empresa ouviu usuários para tornar programa mais simples.

O novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 7, já está nas lojas brasileiras. O programa começou a ser vendido à meia-noite desta quinta-feira (22) em diversas lojas do país — a estreia mundial é realizada no mesmo dia. Muitas delas abriram para os consumidores exclusivamente para vender o produto.

No Brasil, o produto chega a 4 mil lojas, incluindo grandes pontos de venda e lojas especializadas. O valor começa em R$ 330 (versão Basic) e chega a R$ 670 (Ultimate). A empresa cobrará ainda R$ 400 pela versão Premium e R$ 630 pela Professional.

O sistema operacional foi aprimorado para fazer melhor uso da memória dos computadores, permitindo que até máquinas mais modestas possam rodar diversos aplicativos ao mesmo tempo. A Microsoft garante que até um computador de baixo poder de processamento possa utilizar o novo Windows. Um netbook com 1GB de memória é capaz de fazer uso completo das funções do sistema, por exemplo.

Mais simples
Para deixar o sistema operacional mais simples e permitir que praticamente qualquer usuário de PC não tenha problemas para utilizar seus aplicativos favoritos, a produção do Windows 7 contou com a colaboração de diversos usuários no mundo todo.

“Desde a criação do Windows 7, contamos a ajuda de usuários, parceiros e clientes que falaram exatamente o que gostariam que o computador fizesse por eles”, disse Michel Levy, presidente da Microsoft no Brasil, em entrevista para anunciar a novidade nesta quarta-feira (21). “O sistema integra tudo o que o consumidor precisa, de forma fácil e intuitiva”. De acordo com a empresa, cerca de 8 milhões de pessoas testaram o Windows 7 em 113 países durante o desenvolvimento.

De acordo com Microsoft, durante os 18 meses de teste do Windows 7, a companhia conseguiu ouvir o que os consumidores queriam para desenvolver um sistema que fosse de fácil uso para todos os usuários. Foram realizadas16 mil entrevistas on-line para poder melhorar o produto nesta versão.

“O objetivo é criar um computador que não falhe”, conta Darren Huston, vice-presidente corporativo de produtos on-line e para o consumidor da Microsoft. Melhorias como um carregamento mais rápido, busca universal por documentos e conexão mais fácil a redes sem fio ajudam o usuário a produzir mais. “Este é o melhor sistema operacional para negócios”, diz o executivo.

Características
O programa é compatível com praticamente todos os acessórios do mercado, busca soluções para consertar problemas do computador pela internet e oferece maior proteção ao PC com um novo Security Essentials. Este serviço protege a máquina contra vírus, spywares e programas maliciosos.

Para manter a segurança dos filhos, um novo recurso permite que os pais monitorem à distância sites e programas que as crianças utilizam. É possível até controlar o tempo de uso do computador do trabalho, por exemplo.

O Windows 7 está preparado para as novas tecnologias existentes no mercado. Ele é compatível com telas sensíveis ao toque, permitindo que o usuário possa usar todos os programas com os dedos. Huston diz que, nos Estados Unidos, querem colocar esse sistema em casa, pois “as pessoas não querem perder tempo para fazer compras na internet ou enviar fotos para a família”, afirma.

A facilidade se estende para os vídeos. O novo Windows Live Movie Maker permite que, em poucos segundos, um usuário edite e crie um vídeo, podendo até publicá-lo na internet. Por meio de uma rede doméstica, é possível compartilhar facilmente arquivos para outros computadores. Edição e compartilhamento simples de fotos e arquivos é um dos focos do novo sistema.

O novo sistema operacional é compatível com PCs que apresentam tela sensível ao toque.

Fonte: G1 Notícias