iPhones irão para o espaço pela primeira vez a bordo do Atlantis

O ônibus espacial Atlantis irá levar dois iPhones 4 a bordo, os primeiros a serem levados ao espaço, durante a missão STS-135, a ser realizada a partir do dia 8 de julho. Os aparelhos serão usados na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). As informações são do site especializado em notícias sobre astronomia Space.com.
Equipados com um aplicativo chamado SpaceLabs – desenvolvido pela Odyssey Space Research -, os smartphones ajudarão os astronautas a bordo com experimentos a serem feitos na porção norte-americana da plataforma orbital.
O software foi projetado para uso no espaço, mas os usuários da App Store podem obtê-lo por 99 centavos de dólar. Ele contém quatro programas “passo-a-passo” que vão guiar os astronautas nas tarefas. Três deles utilizam fotos para ajudar em cálculos de posição e referências da ISS em relação à Terra. Já o quarto irá medir os níveis de radiação que chegam até os smartphones.
Após o término das experiências, os iPhones irão voltar à Terra, provavelmente a bordo de uma das naves russas Soyuz, durante os meses de primavera (no hemisfério sul).

Fonte: G1 Tecnologia