IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA NAS EMPRESAS

O profissional da área de informática, para ser bem sucedido, precisa estar atento a necessidade de saber relacionar-se com todas as pessoas a sua volta, não ficando limitado a parte técnica, como sempre aconteceu.
A informática talvez seja a área que mais influenciou o curso do século XX. Se hoje vivemos na Era da Informação, isto se deve ao avanço tecnológico na transmissão de dados e às novas facilidades de comunicação – ambos impensáveis sem a evolução dos computadores. Existe informática em quase tudo que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos. É muito difícil pensar em mudanças sem que em alguma parte do processo a informática não esteja envolvida.
Mas não podemos pensar apenas na parte técnica da informática. É preciso dar-se conta que um profissional dessa área precisa ter muito conhecimento de lógica e ciências exatas, como os engenheiros, mas também precisa saber que vai estar atuando em todos os setores da empresa, relacionando-se com pessoas. A pessoa ligada à área de tecnologia da informação – TI precisa entender como funciona o trabalho de todos os funcionários para poder otimizar e melhorar o trabalho deles.
O diretor de tecnologia da SISNEMA Informática, Nei Maldaner, destaca a importância de se pensar a informática atualmente em três pontos: técnica e lógica, negócio da empresa e relacionamento interpessoal. “Hoje em dia, não podemos pensar um profissional da área de TI que seja só técnico e lógico, como era há anos atrás; é preciso que esse profissional una essa técnica ao relacionamento com todas as pessoas da empresa”, explica Nei Maldaner.
Outro fator muito importante é que o profissional deve atender as necessidades da empresa e não as suas próprias necessidades. O ideal, segundo Maldaner, é conciliar os interesses do dono da empresa, da empresa e dos funcionários, por isso estão em alta os cursos de Gestão, para buscar os resultados e metas traçadas.
Fonte: sisnema.com.br