Investir no profissional pode ser saída para apagão


Entre as empresas a opinião é unânime: faltam profissionais de TI qualificados. Então o que fazer para qualificá-los? Afinal o mercado cresce, as demandas aumentam e com isso a necessidade de novas contratações se faz presente. Para a Sonda IT, a Alcatel Lucent e a ND Digital a resposta foi simples: vamos investir em capacitação para os profissionais formados e para os universitários.

A Sonda IT tem dois programas de capacitação: um para seus profissionais e outro para os universitários. Para Ricardo Scheffer, diretor da unidade de Customer Support da empresa, é arriscado contratar profissionais sem maturidade para os negócios. “Para buscar de maneira mais funda um profissional que já conheça nosso método de trabalho e nossas necessidades, nós criamos uma vertical.”

Scheffer explica que o programa Sonda Advance atende aos profissionais que já trabalham na empresa, a abordagem dos temas é feita de uma forma geral. O projeto de desenvolvimento contínuo foi lançado em 2010 e foca no alinhamento da performance e potencial dos profissionais às diretrizes da empresa. O objetivo, neste caso, é estimular o profissional a exercitar suas competências organizacionais técnicas e comportamentais. Neste programa são gastos R$ 2 milhões ao ano.

Nele são abordados temas como coaching, teambuilding, redação empresarial, administração de conflitos, gestão de mudança, negociação, planejamento estratégico, cultura organizacional, responsabilidade social e sustentabilidade, expressão verbal, recrutamento e seleção, mentoring, comunicação, gestão financeira, liderança, empreendedorismo, gestão e análise de projetos, gestão de pessoas, visão sistêmica e de futuro, análise de problemas e tomada de decisão.

No curso voltado para os profissionais que estão se formando, a abordagem é bem específica, por meio de vários cursos

técnicos que são dados nas faculdades. Neste caso, os profissionais que se destacam são contratados pela Sonda IT, os que fizeram o curso, segundo Scheffer, já saem encaminhados para o mercado.

A Alcatel Lucent, do setor de Telecom, também sofria com o mesmo problema, e por isso passou a capacitar seus profissionais. Segundo Jônio Foigel, CSO da Alcatel Lucent para o Brasil, afirmou que os profissionais saem das universidades com os currículos desatualizados. Para Foigel, a tecnologia evolui muito rápido e por isso a empresa passou a ajudar as universidades a atualizarem seus currículos, fazendo assim, com que o profissional já saia preparado para o mercado de trabalho.

Para fugir do apagão de TI, ou tentar minimizar os efeitos do problema, a ND Digital começou, em 2010, a Universidade Corporativa, que segundo o diretor de mercado da companhia, Anderson Lucateli, tem o intuito de formar profissionais internos e externos para lidar com as soluções de negócios que a empresa atua. “Essa ação tem diversos objetivos: além de conseguir o apoio estratégico para a empresa em evolução de mercado, nós pretendemos fazer com que os parceiros tenham mais independência referente às nossas soluções.”

O programa da ND Digital funciona da mesma maneira que o da Sonda IT. Alunos de universidades parceiras da companhia têm a oportunidade de fazer cursos em que se especializam nas verticais em que a empresa opera. A companhia absorve cerca de 60% dos profissionais que se formam no curso.

Muitas vezes, o profissional que participa de um curso de capacitação como os oferecidos por essas companhias, tem um reconhecimento na carreira: seja por aumento de salário ou promoção de cargo, ressalta Scheffer.

Fonte: IT Web