Retrospectiva 2012 na visão da Google

Mais um final de ano chegando e sempre é bom relembrar dos acontecimentos do ano, e como nem sempre conseguimos buscar direto da memória, a Google nos dá uma forcinha…

Com o Google Zeitgeist, a gigante da internet promete mostrar os principais temas que o que o mundo pesquisou em 2012,  segundo a Google, eles analisaram mais de 1 trilhão de pesquisas (ou consultas) que as pessoas digitaram no site de pesquisa da Google no ano de 2012, filtrando os spam e as consultas repetitivas para melhor refletir o que eles chamam de “Espírito da época de 2012”.

Achei fantástico! De cara ele já mostra as tendências de pesquisas em 2012 no mundo e por categoria , tendo uma opção de selecionar o país de origem das pesquisas, um vídeo (em inglês) com os destaques das buscas de 2012 (achei muito bom começar e terminar com o maluco que saltou da estratosfera, mas a terceira imagem ser do Gangnam Style eu particularmente achei hilário!) e selecionando a opção “Comece a Explorar” surge um mapa múndi (google maps) com uma linha do tempo com os principais momentos em cada mês, e no mapa, marcados na localidade onde ocorreu o fato, terá também alguns dos destaques das pesquisas em 2012.

Gostei bastante da ideia, e a execução também está muito boa, bem no estilo Google (simples, prático e funcional).

Ressalto que essa “lista” não reproduz a totalidade das pesquisas que foram feitas no Google, eles usaram um critério, que está descrito no site, para selecionar os destaques, e aí criar essa retrospectiva. Para ter acesso a tudo que foi pesquisado na Google já existe uma ferramenta, o Google Trends, que você pode colocar qualquer termo que ele dará as estatísticas deste termo.