Um rival de peso para o Google Maps

 (REPRODUÇÃO DE TELA /HERE.COM)

Quem está acostumado a usar o serviço de mapas e planejamento de rotas do Google vai ter agora outra opção para planejar sua próxima viagem ou o simples deslocamento em sua cidade. Assim como um GPS, muitas vezes os sites de planejamento de rotas acabam informando trajetos absurdos devido a sua base de dados. O site Here.com é baseado no Nokia Maps e me parece ter uma atualização muito melhor do que o Google Maps.

O Here.com, mantido pela Nokia, usa uma interface que lembra o Google Maps, mas que é sutilmente mais simples de usar e navegar. Os botões de navegação para aumentar ou diminuir o mapa, assim como as setas de movimentação, ficam na parte de baixo da tela, muito mais prático.

Para descobrir o trajeto entre dois pontos, clique no menu Orientações. No painel que se abre, informe o endereço inicial e o destino nos campos apropriados. Se você estiver usando um dispositivo móvel ou mesmo o micro e autorizar a sua localização, você pode usar a posição atual como início da rota. Você pode escolher a rota por carro, transporte público ou a pé. 

Tente fazer uma rota São Paulo–Ushuaia via Montevidéo e Buenos Aires no Google e você verá que ele não consegue atender. Lugares que tenham travessias de balsa, por exemplo, parecem estar fora do banco de dados. No Here.com a rota é calculada integralmente.

O site conta com quatro modos de exibição da rota: mapa, satélite, terreno e 3D para visualização com óculos especiais. Você pode armazenar os mapas pelo menu Coleções. Nesse caso, é preciso se registrar gratuitamente no endereço.

Toda rota pode ser impressa ou compartilhada por meio de dois botões que são exibidos no painel de orientações. No caso da impressão, você pode adicionar uma nota de texto ao mapa antes de imprimi-lo.

O site oferece também o recurso chamado Map Creator, que permite criar ou alterar um mapa, que pode ser compartilhado.  Outro recurso muito útil é a exibição das condições de tráfego, que mostra situações anormais nas ruas e estradas.

O Here.com pode ser acessado por PCs, tablets e celulares de qualquer fabricante que tenham os sistemas operacionais Android ou iOS.

Fonte: em.com.br