Ambiente de Produção restrita marca início da fase de testes do eSocial para empresas

Foi publicada a Resolução do Comitê Gestor do eSocial nº 09, de 21 de junho de 2017, que determina a disponibilização do ambiente de produção restrita do eSocial a partir de 26 de junho de 2017. O ambiente será disponibilizado em duas etapas: a primeira, entre 26 de junho e 31 de julho de 2017, para as empresas de Tecnologia da Informação – TI; a segunda, a partir de 01 de agosto de 2017, para todas as empresas.
Nesse período, as empresas terão a oportunidade de validar a adequação de seus sistemas ao eSocial, cuja obrigatoriedade se iniciará em janeiro de 2018 para as empresas com faturamento superior a R$78 milhões e em julho de 2018 para as demais.
Para tanto, está disponível o manual para desenvolvedores, com as diretrizes de uso do ambiente restrito, além do canal de comunicação com a equipe de suporte, para que seja feito o registro das ocorrências reportadas pelas empresas que utilizam o ambiente.

Datas oficiais do GOVERNO:

Ambiente para validação Folha e Ponto: Julho de 2017 
Produção Folha e Ponto: Janeiro de 2018 
Produção Medicina: Julho de 2018

As mudanças no cenário

O eSocial muda a forma como as empresas prestam contas de suas questões trabalhistas. Antes, o empregador precisava repassar informações a diferentes entidades e em diversos formatos. 
Depois da implementação do projeto, as empresas vão declarar suas obrigações apenas na interface do eSocial, que foi preparada para atender às necessidades de consulta dos mais diferentes órgãos e entidades de fiscalização.

Confira os passos que não podem sair do radar da sua empresa na hora de adequar-se ao eSocial: 

Legislação: avaliar se a empresa está de acordo com a legislação e reavaliar as regras e prazos legais
Processos: redefinir os processos considerados críticos e avaliar os prazos legais e a qualidade das informações prestadas
Sistemas: avaliar a aderência das aplicações utilizadas nos processos de trabalho de cada área da organização e solicitar junto aos fornecedores o atendimento das exigências
Infraestrutura: verificar a necessidade de adquirir novas ferramentas de trabalhos ou atualizar as aplicações
Pessoas: capacitação e conscientização das equipes sobre a importância do projeto
Comunicação: definição das diretrizes de integrações entre as áreas de Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Contabilidade, Financeiro, Faturamento, Compras, Jurídico e Fiscal.
Fonte: Portal eSocial