De acordo com pesquisa, quem está no Facebook tem mais amigos na vida real

Facebook já é usado por 687 milhões, o número representa cerca de 10% da população mundial. Os críticos mais pessimistas costumam afirmar que sites de relacionamento podem afastar pessoas na vida real. No entanto, um novo estudo do Centro de Pesquisas Pew diz o contrário. De acordo com a pesquisa, usuários do Facebook costumam ter uma relação mais próxima com seus amigos da vida real do que pessoas que não estão no site.

A pesquisa foi realizada com 2.255 norte-americanos, dos quais 925 eram usuários de redes sociais online. Em média, esses usuários de Facebook cultivam 229 amigos virtuais, o número representa 48% de todos os seus contatos na vida real. Os resultados mostraram que, aparentemente, quem tem perfil nesses sites melhora a qualidade de seus contatos na vida real.
Enquanto a média dos americanos tem apenas dois amigos próximos com quem discute assuntos importantes, os usuários da rede social contam com 9% mais relacionamentos íntimos de amizade. Quem está no Facebook também conta com mais amparo social. A média entrevistados classificou sua sensação de amparo em 75 pontos. O máximo possível eram 100 pontos. Os conectados chegaram a uma pontuação de 80 na mesma escala.
Os pesquisadores também perguntaram aos participantes se eles acreditavam que a maioria das pessoas poderia ser confiável. E usuários do site têm três vezes mais chances de dizer sim do que quem estava de fora. Mas os pesquisadores não sabem dizer se os usuários de Facebook confiam mais nas pessoas porque usam o site ou se por confiarem não se importam de expor suas informações na rede social.