Receita atualiza Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE)

A Receita Federal comunicou que no dia 1ª de janeiro de 2015 entrará em vigor a versão 2.2 do CNAE-Subclasses. Essas atualizações são periódicas, de acordo com o calendário pre-estabelecido, e é feita por uma Subcomissão técnica para o CNAE-Subclasse, que desde 2010 quando foi implementada a versão 2.1 (atual) vem analisando os códigos de classificação de atividades econômico e atualizando-as, visando a melhor aderência ao mercado que naturalmente evolui.

Essa nova versão altera algumas descrições para melhor identificação das atividades pelo poder público, exclui alguns códigos e inclui outros também.

Todas essas alterações estão na Resolução CONCLA nº 01, de 24 de setembro de 2013 e publicada no Diário Oficial da União em 26 de setembro de 2013 na edição nº 187, folha 77. 

Por conta dessa atualização do banco de dados da receita, a base do CNPJ ficará fora do ar a partir das 20:00 hrs do dia 30/12/2014 até às 08:00 hrs do dia 05/01/2015. Por conta dessa parada, as bases do CNPJ ficarão indisponíveis para atualização cadastral, os aplicativos do CNPJ e do MEI (Portal do empreendedor) também ficarão fora do ar.

Você que está abrindo uma empresa ou alterando a atividade econômica da sua empresa tem que ficar atento, pois todas as solicitações em andamento que envolve alguma CNAE alterada ou extinta serão automaticamente canceladas, tendo o contribuinte que refazer sua solicitação. 

Fonte: Receita Federal