Google Editions: livros nas nuvens

Não mexam com o Google. Mesmo. Depois de dominar o mundo da procura na internet, o gigante anunciou, na Feira do livro de Frankfurt, que pretende lançar em 2010 a maior livraria digital do mundo, o Google Editions. A ideia é disponibilizar a leitores dos Estados Unidos e Europa acesso a cerca de meio milhão de títulos, incluindo best-sellers e clássicos.


Estrategicamente, a loja virtual será compatível com vários aparelhos – smartphones, computadores e ebook readers. Os leitores serão capazes de fazer o download dos textos diretamente do website do Google Books  ou nos sites das editoras que estiverem trabalhando com o Google Editions.  A estratégia do Google é vista no Guardian como um contra-ataque a Amazon, que já possui sua própria loja virtual de livros vendendo títulos para os usuários do Kindle e do iPhone.

Mas talvez a grande novidade do Google Editions, que chamou a atenção de sites como Read write web, esteja na não obrigatoriedade do usuário em ter um e-reader para poder ler os livros. Isso graças ao conceito de “cloud publishing”. Os livros serão publicados e armazenados na Internet, numa “nuvem” (servidores) de computadores. Quem os compra pode ler em qualquer lugar e em qualquer dispositivo conectado à internet (computadores, certas TVs, games…). O que se compra é o direito de acesso à nuvem e não um suporte específico.

O Google Editions prevê três modelos de negócios: o consumidor pode comprar um e-book via Google Books, em uma loja online parceira ou direto no site da editora. O pagamento será dividido entre a editora, o Google e a loja (quando houver).

Fonte: G1 Tecnologia, Imaster e O Livreiro