Twitter anuncia recurso de geolocalização em evento

O Twitter lançou durante o South by Southwest, festival de música e tecnologia que começou nesta sexta-feira, em Austin, no Texas, o seu novo recurso de geolocalização. A ferramenta permite a todos os usuários do microblog incluir em cada tweet a sua localização geográfica.

A informação de onde está sendo postada a atualização não é publicada automaticamente. Cada usuário interessado em divulgar sua localização geográfica precisa acessar a aba de ferramentas e aceitar os termos de uso. A tecnologia pode ser desativada a qualquer momento pelo dono da conta.

O novo recurso é uma resposta do Twitter a outros serviços web como Foursquare, Gowalla e Loopt, que já oferecem recursos de geolocalização. O Foursquare é o mais popular no Brasil.

Muitos dos 73 milhões de usuários que atualmente usam o Twitter costumam citar a cidade de onde estão postando, mas publicar nomes de estados ou países pode comprometer as mensagens – que precisam ter, no máximo, 140 caracteres. Com o novo recurso, essas informações aparecem automaticamente no tweet do usuário.

Preocupado com a repercussão causada pelo site alemão Please Rob Me, que divulga a localização geográfica das pessoas, o Twitter tem advertido seus usuários sobre quando e como usar o novo recurso.

Incentivar as pessoas a compartilharem suas localizações pode ajudar empresas a preparem campanhas publicitárias muito mais focadas e direcionadas a um determinado público-alvo.

O recurso foi desenvolvido para funcionar perfeitamente em dois navegadores: Chrome e Firefox 3.5. Para utilizar a ferramenta por meio do Internet Explorer será necessário fazer o download do software Google Gears.
 
No Brasil, embora já seja possível ativar o recurso, a localização geográfica ainda não está sendo exibida nos tweets.

Fonte: Veja Tecnologia