TIM investe R$ 20 mi e amplia rede


São Paulo – A Tim anunciou hoje que investirá R$ 20 milhões na ampliação da capacidade de sua rede IP, que inclui a troca de roteadores.

Com o objetivo de aumentar a capacidade de transmissão de voz, vídeos e dados da atual rede, a Tim quer substituir os equipamentos do núcleo IP (Rede Nacional IP Multiserviço) pela tecnologia Terarouter CRS-3 (Carrier Routing System).

A empresa divulgou que finalizará a instalação das máquinas, 12 no total, até o fim de novembro deste ano.

Os novos roteadores são fabricados pela Cisco e atingem a capacidade de até 4,5 Terabits por segundo. A Tim diz que este volume de tráfego é 14 vezes superior à capacidade atual da empresa.

O núcleo da rede da empresa receberá oito novos roteadores. Outras quatro unidades serão reservadas para à função de peering (roteadores que habilitam o acesso à internet).

A Tim diz que o novo sistema atenderá à necessidade de conectividade dos usuários de telefonia móvel, fixa, residenciais, corporativos e com outras redes de transporte de dados nacionais e internacionais.

Durante a fase inicial, os novos roteadores serão instalados nos estados de São Paulo e no Rio de Janeiro. O projeto prevê a compra de novos equipamentos para os demais Estados em 2012.

Fonte: Info Online