Google não inovou, apenas fez cosmética

Desde que criou a caixa branca para busca de informações na web, o Google não inovou, apenas fez “cosmética”. A opinião foi dada pelo criador do Google AdSense (programa de gerenciamento de anúncios relevantes), Jeffrey M. Stibel, em entrevista exclusiva ao IT Web.

Autor da obra Wired for Thought (Conectado pelas Ideias, a ser lançado em breve no Brasil pela DVS Editora), o cientista era um dos fundadores da empresa Simpli, focada no desenvolvimento de softwares de buscas semânticas. A Applied Semantics, empresa que vendeu a tecnologia do Adsense para o gigante de buscas em 2003 por US$102 milhões, baseava seu software na tecnologia da Simpli.


Stibel, atualmente, é presidente da Web.com, uma empresa de capital aberto que ajuda empreendedores a iniciar e desenvolver seus negócios na web. Ele também é presidente da BrainGate, companhia especializada em implantes no cérebro que capacita pessoas para o uso do pensamento para controlar dispositivos elétricos.


Reconhecido por publicações internacionais, como Forbes e BusinessWeek, por ser um CEO de sucesso com menos de 40 anos, Stibel disse, em conversa pelo telefone, que o verdadeiro feito do Google, que comemora 13 anos nesta terça-feira (27/09), foi democratizar a internet, por meio da criação do sistema de buscas.

“Google é 99% busca, em termos de uso, utilização, receita e margem”, avaliou. Na visão dele, mesmo com diferentes iniciativas – apenas para citar alguns exemplos, Gmail, Google+, Adwords, Places, Maps, Android, Chrome, Earth, Picasa, Youtube, Street View, Docs, Apps e, recentemente, com a compra da Motorola Mobility – a companhia não conseguiu se firmar como dominantes em diferentes áreas.

fonte: ITWeb