3 motivos para atuar com computação em nuvem

A área de computação em nuvem é promissora para os próximos anos. Empresas de todos os portes planejam usar esta tecnologia com o objetivo de obter vantagens competitivas como redução de custos, flexibilidade e segurança, segundo uma pesquisa divulgada pela empresa especializada em segurança Symantec.


1 – Alta demanda para os próximos ano
Os interessados em entrar para esta área de TI encontrarão um mercado em crescimento e com vagas abertas. Ainda segundo a pesquisa da Symantec, 90% das corporações em diferentes países e mais de 80% das empresas no Brasil discutem sobre o uso da tecnologia de computação em nuvem. Há um ano, o índice global era de 75%.
Uma segunda pesquisa, desta vez divulgada pelo instituto de aconselhamento em tecnologia Gartner, a área de computação em nuvem ocupa a terceira posição das 10 tecnologias que serão prioridade em 2013.
Esta tendência de crescimento em implementar a nuvem nas corporações requer especialistas qualificados para manter os dados em sigilo, evitar interrupções no fornecimento do serviço e alcançar objetivos comerciais.

2 – Profissionais raros
A área de computação em nuvem será responsável pela criação de 14 milhões de novas vagas em todo o mundo até 2015, diz a empresa de análises de mercado IDC.
“O aumento de demanda tanto das empresas fornecedoras quanto dos clientes gera a necessidade de contratar técnicos experientes e especializados”, comenta Fábio Xavier, coordenador do curso de pós-graduação em cloud computing do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA).
Estima-se que o cloud computing gere o dobro de vagas de empregos ano a ano. Empresas de grande porte em TI como o Google e a Microsoft têm cada vez mais interesse em cloud computing.
Já Eduardo Kruger, sócio da Informant, empresa especializada na prestação de serviços terceirizados, comenta que empresas terceirizadas buscam profissionais especializados em cloud management, responsáveis pelo software que equipa o monitoramento das aplicações, dados e serviços usados na nuvem.
“Para atuar nesta área, o colaborador deve ter um perfil com diferentes habilidades. É necessário conhecer sobre pesquisa e inovação, área comercial, soluções de problemas em um curto prazo, além de conhecer investidores e outros profissionais experientes”,

3 – Jogos e serviços de streaming
As aplicações que permitem fazer o streaming de filmes como o Netflix e Hulu, por exemplo, e os serviços de jogos online GameFly e OnLive requerem profissionais especializados em computação em nuvem.
Os interessados em atuar com cloud podem buscar vagas em desenvolvedoras de aplicativos para Smart TVs, tablets e smartphones que lidam com dados transferidos e armazenados por meio da internet, empresas que são especializadas em guardar documentos na nuvem e também corporações que proporcionam disponibilidade, escalabilidade e processamento para outras empresas.

Fonte: InfoOnline