Dicas e tendência em TI para 2013

Baseados em estudos e análises das maiores consultorias do mercado brasileiro, podemos ver que dentre todos as opiniões de tendencias ou dicas para a área de TI em 2013, 5 delas se coincidem em quase todas as opiniões, incluindo a minha.

1 – Amadurecimento das “nuvens”

O cloud computing já é uma realidade na vida das empresas brasileiras, mesmo em pequena escala como num webmail, mas ainda gera muita desconfiança na grande maioria dos empresários. É difícil aceitar que toda a informação da sua empresa está em mãos desconhecidas. Mas isso está mudando e a tendência para 2013 é que aqui no Brasil esse tipo de serviço cresça e fique estável, pois com base na boa experiência de empresas no exterior, onde o cloud é bem difundido, as empresas brasileiras estão tomando mais confiança nesses serviços, e vendo também que não é só modismo, e sim uma evolução na forma de gestionar as informações da empresa. Com as informações nas “nuvens”, a empresa passa a ter mobilidade total, pois a informação estará em qualquer ludar desde que tenha acesso a uma internet, estimula o trabalho em equipe com o compartilhamento das informações, incrementa a produtividade da empresa e o retorno no investimento nesta nova tecnologia e muito mais rápido.

Com o cloud, diminui-se os ativos da empresa, diminui-se a mão-de-obra especializada, diminui-se o gasto com licenças e aumenta-se a produtividade de sua equipe. Você pode colocar e-mails, agendas, documentos e sistemas nas “nuvens” com segurança e conforto.

2 – Virtualização da infra-estrutura de TI

Apoiado no amadurecimento das “nuvens”, vem outra tendência forte para 2013, que é a virtualização da infra de TI, contribuindo drásticamente na diminuição dos custos com Hadware, mão-de-obra, espaço físico e energia elétrica nas empresas. Agora com as informações sendo processadas por grandes data-centers nas nuvens, não ha necessidade de uma grande estrutura de Hardware nas empresas. Isso não significa que o profissional de TI será extinto, mas sim usado para funções mais estratégicas na empresa como implantações de sistemas/processos e gerenciamento de toda essa nova estrutura.

3 – TI mais verde

Hoje essa é a grande preocupação de qualquer empresa, a sustentabilidade, e com o avanço das “nuvens” e a virtualização das infra de TI, as empresas irão diminuir consideravelmente sua emissão de carbono, seu consumo de energia, e consequentemente os custos da empresa. Esta economia tende a ser revertida para o investimento em computadores e dispositivos móveis mais atuais, que já estão preparados para emitir menos carbono.

4 – Mobilidade

Com o aumento do uso dos dispositivos móveis, e com as informações nas “nuvens”, é fácil imaginar o porque essa será uma realidade também para 2013. Imagina que seus e-mails, documentos, agendas sejam salvos automaticamente na “nuvem”, e o seu ERP também está na “nuvem”, então você com um celular ou um tablet terá acesso a todas as informações independente do local que esteja, em uma viajem a negócio, no caminho pro trabalho, a caminho de um cliente ou reunião, em qualquer lugar o gestor da empresa pode tomar uma decisão em cima de informações em tempo real. Isso é o que todos querem e terão.

5 – Segurança da informação

Como todas as informações nas “nuvens” e sendo acessadas de “qualquer lugar”, é natural que o investimento com profissionais/empresa da área de segurança da informação passe a ser tornar comum nas empresas em 2013, além das ferramentas de firewall e antivírus que já estamos acostumados a ver nas empresas, agora elas terão que se preocupar com  backup em ambientes externos, redundância de dados e de links de acesso a internet, dando garantias de que sua informação estará segura e sempre acessíveis.

Com toda certeza sua empresa já se depara com algumas dessas tecnologia hoje, e em 2013 isso vai crescer ainda mais! Então conte sempre com profissionais/empresas de confiança e com experiência nessa área, que posso lhe orientar e oferecer os melhores serviços em cloud, virtualização, mobilidade e segurança da informação.

Boa sorte e um 2013 repleto de tecnologia para vocês.