Nova versão do Chrome 11 aceita comandos por voz
Recurso, por enquanto, só funciona no Google Translate.
A Google liberou na última quarta-feira (28/04) a versão estável do Chrome 11. Agora o navegador conta com um recurso (disponível no padrão HTML5) que dispensa o uso do teclado. Em vez de digitar, o usuário fala ao microfone e o software transcreve o que é dito. Ele, porém, só funciona em sites adaptados para suportá-lo.
Por enquanto, só o Google Translate tira proveito da função. E apenas na tradução de palavras em inglês. Nos testes, ela funcionou decentemente, mas se complicou mais com frases longas. O curioso é que palavrões não são aceitos. Se você falar shit (“merda”), o aplicativo o representará em sinais gráficos, no caso, com três sustenidos (###).
Para usar a ferramenta, o usuário deve instalar a última versão do Chrome e entrar no Google Translate. Ele verá o pequeno ícone de um microfone na caixa de texto. Ao selecioná-la, só precisará dizer o que quer esperar o fim do processo. Estranhamente, a ferramenta substitui o botão para o teclado virtual, o que não tem lógica, já que muitos usuários não possuem um microfone.
O recurso não deverá demorar a chegar a outros produtos da Google, como o mecanismo de pesquisa ou o YouTube – tal qual já ocorre com o Android. Para baixar o Chrome 11, clique aqui. Ele substituirá qualquer versão do browser que você possua na máquina.
Mercado
Segundo o instituto de pesquisa Net Applications, o Chrome possui 11,5% do mercado de navegadores. Está atrás, portanto, do Internet Explorer (55,9%) e do Firefox (21,8%), e à frente do Safari (6,6%).
Fonte: IDG NOW!