Gestão eficiente com ERP

No artigo anterior,  eu falei um pouco sobre como a tecnologia pode trazer agilidade nos processo empresariais, agora neste artigo eu falo sobre a primeira das três ferramentas que são primordiais para uma gestão eficiente de uma empresa.

Entendendo o que é um ERP

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, numa tradução de forma literal, seria Planejamento dos Recursos da Empresa, mas contextualizando fica bem melhor chamar de Sistema de Gestão Integrado. Agora que entendemos o que significa ERP vamos ao que realmente interessa 😉.

Benefícios

A grande vantagem de implantar um Sistema de Gestão Integrada na sua empresa é poder focar nas atividades estratégicas da empresa sem abdicar da atenção que a gestão administrativa requer. Com a adoção de um ERP, as horas gastas nas atividades cotidianas se transformam em minutos; a consulta a vários sistemas ou planilhas deixa de existir e qualquer informação está sempre a um clique de você.

Sendo uma grande corporação ou uma pequena empresa, um ERP é essencial para uma gestão eficiente do seu negócio.

Integração entre os setores

Uma simples compra (material ou serviço) desencadeia uma série de rotinas dentro de uma empresa e normalmente é o início de tudo! A Entrada de uma NF alimenta setores como o Suprimento, Faturamento, Financeiro, Contábil, Imobilizado, Fiscal, DP e RH. Cada um com a suas obrigações internas para mostrar resultados para a sua gestão ou externas para cumprir com obrigações contábeis, fiscais e previdenciárias, além de auditorias internas e externas de qualidade como certificação ISO por exemplo.

O objetivo final de qualquer negócio é a venda, e essa venda também desencadeia as mesmas rotinas citadas acima…e o ciclo se fecha!

Atende ao seu negócio

Isso que falei acima são os processos comum de qualquer empresa mas tem também tem as soluções chamadas de verticais, que são as voltadas para o seu negócio. Um indústria precisa de um PCP, uma empresa de engenharia de um sistema para controle dos projetos, já um comércio precisa de um PDV e assim por diante.

É primordial para uma escalabilidade da sua empresa que sua operação esteja integrada com o seu BackOffice, isso garante uma operação mais enxuta e assertiva, pois as informações de compras, recursos e fiscais estarão acessíveis pelo sistema vertical da empresa, garantindo assim uma maior confiabilidade dos dados e processos.

Gera resultados

Com tudo centralizado no ERP a gestão da sua empresa fica muito mais ágil e eficaz, com a informação praticamente em tempo real de todos os setores e de forma integrada, você evita retrabalhos e uma séria de controle paralelos para ter tudo integrado e acessível a qualquer momento, facilitando as tomadas de decisões e planejamento da empresa.

E essa foi a primeira ferramenta tecnológica que agiliza os processos dentro de uma empresa, e aí já imagina qual será a próxima que irei falar?

Abraços e fiquem na paz.