Entender sua empresa é fundamental

Uma ferramenta extremamente eficiente, porém, ainda pouco utilizada, principalmente pelas empresas de pequeno/médio porte, é o BI. Mas o que significa essas duas letras?

BI é a sigla em inglês para Business Intelligence que nada mais é do que a capacidade de transformar dados em informações e informações em conhecimento, para que o processo de tomada de decisão nos negócios seja otimizado.

Na era digital, tomar decisões estando bem-informado é um dos principais diferenciais das empresas, a inteligência de negócios atua como fator estratégico para uma empresa ou organização, gerando uma vantagem competitiva e auxiliando na compreensão do seu negócio. Ter os dados transformados em informação de forma prática e eficiente trás diversos benefícios com por exemplo: Maio assertividade na tomada de decisão para entrada em novos mercados, promoções ou ofertas de produtos, eliminação de ilhas de informação, melhora a transparência e o controle financeiro, otimização de custos, planejamento de produção, análise de perfis de clientes, rentabilidade de determinado produto, analise de perfis de candidatos e funcionários, entre outros…

Informação é o que move qualquer empresa, hoje em dia as fontes das informações são diversas! Redes sociais, dispositivos IoT, aplicativos móveis, sistemas legados, ERP, CRM, Site e muito mais. As informações são identificadas, filtradas e então armazenadas em um único banco de dados que facilita e agiliza o processo para a visualização e interpretação de dados reais. Essa complexidade de coletar dados, processar, analisar e demonstrá-los de uma forma que todos possam entender é o que faz o mercado de BI se movimentar e crescer exponencialmente nos últimos anos.

É por isso que as ferramentas de Business Intelligence também se sofisticaram e hoje são muito poderosas, capazes de analisar e processar uma quantidade infinita de dados, de um número infinito de fontes e ajudar as empresas a tirar conclusões para melhorar seus números nos negócios.

Ter uma visão 360º da empresa e poder analisar os dados da sua empresa em um só painel ou ter dashboards com os principais indicadores de cada área da empresa ou também combinar as informações com o objetivo de ter análises mais completas e realistas da empresa, trazendo assim uma maior agilidade na tomada de decisão sob qualquer aspecto de uma empresa é fundamental no mercado dinâmico de hoje em dia.

Costumava-se dizer que informação é poder. Mas agora o poder é entendê-la. E é por isso que qualquer empresa hoje deve considerar seriamente o uso de ferramentas de análise de dados para extrair o máximo de conhecimento possível de sua organização. Só assim então conseguirá se manter competitivo no mercado.

Abraços e até o próximo conteúdo!