Windows Phone vai passar iPhone em vendas em 2015, diz estudo

O Windows Phone 7, sistema operacional da Microsoft para telefones celulares, vai ultrapassar o iOS, utilizado pela Apple no iPhone, a disputa pela vice-liderança entre as plataformas para smartphones. A aposta é do  IDC, que acredita que até 2015, com a ajuda da Nokia, a Microsoft ficará apenas atrás do Android – do Google – na lista de sistemas mais utilizados entre telefones celulares inteligentes.
Na aposta do IDC, o Windows Phone, que hoje tem 3,8% de participação no mercado de smartphones, passará a 20,3% em 2015. O iOS vai crescer em número absoluto de unidades, mas crescerá menos que o total do mercado. Desta forma, sua participação cairá de 18,2% para 16,9%, acredita o IDC.
De acordo com o IDC, o Windows Phone deve se beneficiar da decisão da maior fabricante de celulares do mundo, a Nokia, de adotar o sistema. Com isso, a Microsoft vai herdar quase todo o mercado que no momento é reservado ao Symbian, plataforma atual dos smartphones Nokia.
Atualmente, o Symbian controla 20,6% do total do mercado de fones inteligentes. Em 2015, sobrará apenas um traço de 0,1%, com os poucos aparelhos fabricados até o final de 2011 em estoque. Em 2012, a Nokia deve passar a vender apenas smartphones com sistema Windows.
O Google deverá ampliar sua liderança, passando de 38,9% para 43,8%.

Fonte: G1 Tecnologia