Internet Pesquisa

23 minutos por dia

Em 2008, os trabalhadores brasileiros admitiam gastar 51 minutos por dia – o equivalente a 4,25 horas semanais – navegando em sites não relacionados ao trabalho durante o expediente. Este ano o número caiu para 23 minutos por dia, ou 1,91 horas semanais, o que representa uma redução de 54,90% sobre a média semanal apurada em 2008.

Os dados são do estudo Web@Work América Latina, realizado pela empresa Websense, especializada em segurança da informação. O objetivo do trabalho foi traçar o panorama atual das práticas corporativas de segurança e hábitos de navegação na Internet dos funcionários diversas empresas do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e América Central. Para chegar aos resultados a Websense entrevistou 700 trabalhadores em empresas com, no mínimo, 250 funcionários. Foram realizadas 100 entrevistas em cada país, sendo 50 com funcionários e 50 com gerentes de TI.

O que eles procuram?
Os sites de notícias são os preferidos para leitura durante o expediente e representam 96% dos acessos entre os entrevistados. O segundo lugar ficou com as páginas governamentais, com 74%, e o terceiro com sites financeiros e Internet Banking, com 66%.
Os números mostram uma mudança no padrão de comportamento dos usuários. No ano anterior, os sites de Internet Banking ocupavam o primeiro lugar no ranking, seguidos pelas páginas governamentais e de notícias.
“À medida que o governo disponibiliza mais serviços online para a comunidade como alternativa para as filas, é natural que os cidadãos comecem a utilizá-los e a busca por eles aumente consideravelmente. Foi assim quando houve o boom do Internet Banking, que agora está estabilizado porque a maioria das pessoas consegue administrar suas finanças com menos acessos e gasta menos tempo conectados em cada um desses acessos”, explica Fernando Fontão, Gerente de Engenharia de Vendas para América Latina da Websense.
Outros dados que merecem destaque são os acessos aos sites de meteorologia (56%) e serviços de mensagens instantâneas (36%), bastante lembrados entre os participantes da pesquisa.

Percepção dos gerentes de TI
Em contraponto, quando perguntado aos gerentes de TI brasileiros quanto tempo eles acreditam que os funcionários gastam em média por semana explorando sites não relacionados ao trabalho, a resposta foi de 5,3 horas, uma diminuição de 8,6% em relação a 2008 (5,8 horas).
“Essa estatística mostra que ainda há um abismo entre a realidade da navegação e a percepção dos gerentes em relação a essa realidade. Isso mostra que somente a aplicação de tecnologia pode permitir um gerenciamento adequado, sob o risco de se bloquear demais ou de menos.”, acredita Fontão.
Os gerentes de TI brasileiros acreditam que 100% de seus funcionários acessam sites financeiros e de Internet Banking durante sua rotina de trabalho, seguido de sites de notícias (96%) e governamentais (92%). O acesso aos sites que prestam serviços de mapas (Apontador.com e GoogleEarth.com) surge como novidade na pesquisa e já ocupa a quarta colocação, na visão dos gerentes de TI (80%).

Veja a matéria na integra.

Fonte: HSM On Line

Author

admin