Empresas integram DDA a ERP

Com a estreia do DDA, empresas buscam a integração do sistema de boletos eletrônicos com o programa de ERP.

O DDA (Débito Direto Automático), que estreia hoje, substitui o boleto em papel. Permite aos clientes acessar as contas a pagar pela internet, telefone ou caixa de autoatendimento.

As empresas estão integrando o DDA ao sistema de gestão empresarial (ERP) para que as informações do pagamento sejam diretamente armazenadas no ERP, adotando os chamados “programas de varredura”.

A Faber-Castell contratou a consultoria Letnis para fazer a integração entre o SAP e o DDA do Itaú. A solução da Letnis, o DDA4, tem um algoritmo que associa o arquivo do boleto ao cadastro da conta no SAP. “Se todas as chaves combinarem ele já grava os dados do boleto e evita qualquer ação manual. Hoje, recebemos o boleto em papel, passamos na leitora de código de barras, localizamos o título no SAP e gravamos o código no sistema”, diz Renato Barreto Aguiar, gerente de desenvolvimento de sistemas da Faber-Castell.

Outras empresas que estão integrando o DDA ao ERP pela consultoria Letnis são a Construtora Even e o Grupo Santa Clara. Segundo Maurício Dias, diretor comercial da Letnis, a solução custa cerca de 45 mil reais para um servidor, variando conforme o número de licenças necessárias. A integração, de acordo com o diretor comercial, leva de 3 a 4 semanas para entrar no ar.

A montadora de veículos Karmann Ghia também já iniciou a integração do DDA com a SAP. Para fazer o trabalho, contratou a consultoria Essence, que já está na fase de testes da solução. “Isso vai evitar a digitação manual dos dados do boleto no ERP, pois as informações vão direto do sistema de internet banking para o ERP”, diz Newton Vieira Júnior, supervisor de TI Karmann Ghia.

O processo de integração leva cerca de um mês, segundo Andres Hais, arquiteto de solução SAP da Essence. A solução custa cerca de 50 mil reais, variando conforme o número de bancos integrados. “A maioria das empresas deve escolher apenas um banco para receber os boletos, para centralizar o recebimento de contas”, diz Hais.

Contas cadastradas
Boletos de cobrança como do condomínio, escola e clube poderão ser incluídos no DDA. Inicialmente, porém, não será possível usar o DDA para pagar contas de serviços públicos como água, luz e telefone e tributos como IPTU, multas e IPVA.
O DDA foi desenvolvido pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), ABBI (Associação Brasileira de Bancos Internacionais), ABBC (Associação Brasileira de Bancos) e ASBACE (Associação Nacional de Bancos). Na estimativa das instituições, se 2 bilhões de boletos de papel deixarem de ser emitidas por ano, o DDA ajuda a poupar mais de 374 mil árvores, 1 bilhão de litros de água e 46 milhões de kW/hora.

Fonte: Info Plantão