Google Shopper para no meio das compras

Não é o primeiro, mas é do Google, então merece atenção. A gigante de Mountain View lançou, recentemente, mais um app para Android que faz uso da câmera para interagir com o mundo real, o Google Shopper.

Com a câmera de um Android, basta o usuário apontá-la para a capa ou código de barras de algum produto (livro, CD, DVD), e o sistema trata de identificar do que se trata, e trazer um resumo do mesmo, com preço, lojas que o vendem, avaliações, e por aí vai, tudo via Google Product Search. Além da câmera, o programa também aceita entrada de informações via voz ou escrita, a critério do usuário. Tudo fica armazenado localmente, dispensando conexão à Internet para passear pelo histórico de consultas feitas.

O programa parece legal, mas esbarra na mesmice, já que, como dito, existem outros similares disponíveis para Android, como o ShopSavy. O grande problema, apontado pelo CNet, é a falta de recursos do programa, algo estranho vindo do Google, participante da Open Handset Alliance, um dos mais fervorosos incentivadores do Android, e dono do Nexus One, um dos melhores aparelhos movidos por esse sistema.

Dentre as deficiências ressaltadas, ou em outras palavras, possíveis recursos que inexistem, Jessica Dolcourt cita o GPS. Seria bastante conveniente se o Shopper, após a análise, mostrasse as lojas que contêm o produto pesquisado à venda num mapa, e ao escolher uma delas, guiase o usuário até ela, através do Maps Navigator. Poderia haver, também, filtros, de preços, proximidade das lojas, etc. E, ainda, faltam links para lojas online, afinal, hoje é tão (ou até mais) fácil comprar via Internet quanto em estabelecimentos físicos.
Exclusivo para Android, o Google Shopper aparentemente tem uma razão de ser especial para o Google: manter as pessoas utilizando seu motor de busca – relembrando que todas as consultas são feitas no Product Search da empresa. Também é de se notar a ausência do app para outras plataformas. Não se sabe se essas outras versões estão sendo preparadas, ou se o Shopper é exclusivo do Android. Mas, caso seja essa última hipótese a verdadeira, poderia estar surgindo mais um (grande) extra para o Android: apps exclusivos do Google.

Fontes: CNet e ReadWriteWeb.