Brasil é líder em crescimento de banda larga móvel na AL

O acesso à Internet, por meio de banda larga, no Brasil, registra crescimento em relação a 2010. As informações são do site do jornal O Globo e de uma pesquisa da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). O número de conexões de banda larga fixa cresceu 51,5% em relação a março de 2010. Ao final do primeiro trimestre de 2011, o número de conexões de alta capacidade somavam 14 milhões, sendo 80% domésticas (para uso privado).
A banda larga de acesso móvel (2G e 3G) foi a modalidade de  acessos com maior crescimento, reflexo da chegada de dispositivos novos e com melhores preços de smartphones e tablets. No primeiro trimestre desse ano, o crescimento da banda larga móvel com conexão feita por modems e aparelhos 3G passou de 13,7 milhões para 24,4 milhões; um expansão da ordem de 77,7% se comparada ao mesmo período do ano passado. 
Segundo a Telebrasil, as conexões mais rápidas, acima de 2Mbps, predominam e representam 20% do total de acessos. A presidente, Dilma Rousseff, adiou o Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU), dando às operadoras tempo para melhorarem a estrutura e aumentar a velocidade da internet oferecida de 560 kbps para 1mbps.
No total são 38,5 milhões conxões, apenas no pimeiro trismeste de 2011. O levantamento demonstrou, ainda, que 79% dos domicílios com computador navegam na internet em alta velocidade (256Kbps ou mais de largura de banda), independentemente da modalidade.
Com base nesses dados, o Brasil consolida-se como o país latino-americano do com maior crescimento na banda larga móvel: 59% de acessos a esse serviço na região seguido por Argentina (10%), México (6%), e Colômbia (5%).

Fonte: Portal Imprensa