Zynga abre processo contra a brasileira Vostu por plágio de seus games

A desenvolvedora de games Zynga, criadora de jogos como o hit FarmVille, entrou com um processo contra a sua rival Vostu, famosa no Brasil devido aos jogos feitos para o Orkut, sob alegação de violação de direitos autorais e plágio. De acordo com a empresa, as concorrentes podem se inspirar em outros games, mas não “copiar cada detalhe” deles.
Segundo o processo, a Vostu “existe apenas para copiar a Zynga”. O texto afirma que não apenas as ideias de games são copiados, mas também a sua mecânica, os objetos virtuais e a história. O site Tech Crunch mostra uma imagem que deixa qualquer um com “uma pulga atrás da orelha”, comparando os games das duas empresas.

O site destaca que, segundo o processo, a Zynga afirma que “a Vostu se apropriou de aspectos protegidos dos jogos da Zynga (assim como cada outro aspecto da própria forma de negócios) (…) e então distribui os games virtualmente idênticos aos da Zynga para consumidores dos Estados Unidos e de outros lugares”. A empresa americana chegou até mesmo a publicar um vídeo comparativo entre diversos games das duas empresas (também disponível no Tech Crunch).

O processo ainda continua, com acusações de que a Vostu copiou até os erros de alguns dos jogos. Vale lembrar que a mesma Zynga, porém, é processada por algumas empresas sendo também acusada de plágio, como por exemplo com relação aos games Mob Wars e Mafia Wars.
A Zynga entrou com o processo hoje no Distrito Norte da Califórnia, nos Estados Unidos, e o documento completo está disponível no site Tech Crunch, pelo link goo.gl/3S7MB.

Fonte: Geek