Cinco razões para atualizar o Firefox

Se você é fã do Firefox, da Mozilla, veja a nova versão que está disponível, a 5.0. Apesar de não apresentar uma grande diferença na interface de usuário se comparado com a versão 4, algumas mudanças interessantes foram feitas.

O jornalista da InformationWeek EUA, Brian Burgess, testou o navegador e montou uma lista com cinco razões para atualizar seu browser Firefox para a versão 5.0.

  1. Adicionado suporte para animações CSS: o suporte extra para animações CSS torna possível animar transições de um estilo de configuração para o outro. A vantagem desta é que ela é mais simples do que as tradicionais técnicas script-driven. Não é necessário saber a linguagem de codificação JavaScript. Esse mecanismo de renderização usa mudanças de frame e outras técnicas para manter o apoio de animação o mais suave possível. Esta é definitivamente uma vantagem para os novos desenvolvedores de páginas de rede que desejam executar animações CSS e estão apenas começando.
  2. Maior facilidade pra encontrar o botão Do Not Track: uma das principais mudanças é a capacidade de ativar o recurso “Do Not Track”. Ele é usado para várias versões de navegadores e permite que o usuário avise a um site se quer desabilitar o rastreamento de publicidade comportamental de terceiros. No Firefox 4 esse recurso ficou escondido e era possível atualizar seguindo este caminho: Opções > Avançado > Geral e sob Navegação é necessário marcar a opção “Diga a sites que eu não quero ser rastreado”. Agora, com a atualização, só é necessário ir até Opções do Firefox> Privacidade e sob “Acompanhamento”, clique em “Diga a sites que eu não quero ser rastreado”.
  3. A última versão é mais estável: por meio de teste de resistência, descobri que essa versão é muito mais estável do que as anteriores. Testei a visita a vários sites que falhavam e deixei várias guias abertas ao mesmo tempo. Isso inevitavelmente acaba com o Firefox travando em algum momento, mas desta vez percebi que o navegador falhou menos.
  4. Melhor suporte para os dispositivos Android: a mais recente versão do Firefox inclui melhor suporte para dispositivos executados com o Android. Ela é compatível com qualquer dispositivo rodando a versão 2.0 ou superior da plataforma. Testei o Firefox 5.0 no tablet Samsung Galaxy de 7 polegadas, e o desempenho foi ótimo, bem como a facilidade no uso de interface de usuário. É fácil de instalar e pode ser baixado por meio do Android Market.
  5. Melhor Desempenho: ao entrar no gerenciador de tarefas descobri que há menos recursos do que as versões anteriores. Isso é definitivamente um bônus para as pessoas que adoram o Firefox, mas o trocaram pelo Chrome, que é um navegador mais leve.

Testes feito no Windows 7, Android 2.2 e a última versão do Mac OS X.

Fonte: ItWeb