Mercado de trabalho para profissionais de TI

Nos tempos atuais, a sociedade como um todo precisa de tecnologia da informação (TI). Hoje a informação atinge as mais diversas áreas do conhecimento e está presente no cotidiano das pessoas, muitas vezes imperceptível. A TI não é apenas a modernidade, é a necessidade dos novos tempos.

A grande perspectiva do Brasil é de chegar a 4ª economia do mundo até 2020, mas para isso o País precisa enfrentar desafios muito grandes para garantir uma boa fatia no mercado global de Tecnologia da Informação (TI).

Além de investimentos em infraestrutura tecnológica, as empresas privadas precisam capacitar profissionais que estão começando a carreira na área. O Brasil não tem profissionais suficientes para atender a demanda existente.


Segundo Leonardo Martins, sócio diretor da IT Job Consulting “As previsões de crescimento para o setor de TI são excelentes. Devido ao aumento e utilização das redes sociais, a mobilidade e os serviços de Cloud Computing, empresas construirão um novo paradigma das tecnologias de informação e farão crescer o segmento de hardware, impulsionado pelo de Software, de serviços e de outsourcing”.


E quais são os profissionais mais procurados? Pesquisa da Computerworld mostra nove áreas que deverão liderar as contratações nos próximos 12 meses:


1. Programação e Desenvolvimento de Aplicativos

– 61% disseram ter planos de contratar nos próximos 12 meses, ante 44% na pesquisa de 2010.
Esse salto de um ano para o outro não chega a surpreender, segundo John Reed, diretor-executivo da empresa de recrutamento e seleção Robert Half. “Desenvolvimento web continua a ser muito forte”, diz ele. Mas cresceu também a procura por desenvolvedores de tecnologias móveis que possam melhorar o acesso dos clientes à empresa via smartphones.

2. Gestão de projetos – 44% têm plano de contratar nos próximos 12 meses, ante 43% na pesquisa de 2010.
Grandes projetos precisam de gerentes, mas eles também precisam de analistas de negócios que possam identificar as necessidades dos usuários e traduzi-las para os funcionários de TI. “A demanda tem sido mais para analistas de negócios do que para os gerentes de projetos”, diz Reed. Em outras palavras, aqueles que podem ajudar a entregar os projetos em vez de meramente supervisioná-los e monitorá-los.

3. Help Desk/Suporte Técnico – 35% pretendem contratar nos próximos 12 meses, ante 43% na pesquisa de 2010.
Enquanto a tecnologia for usada no local de trabalho, haverá a necessidade de funcionários de apoio, sejam eles internos ou remotos. E os sistemas operacionais móveis “estão acrescentado uma nova dimensão ao help desk e ao suporte técnico”, diz David Foote, CEO da consultoria Foote Partners.

4. Networking – 35% planejam contratar nos próximos 12 meses, ante 38% na pesquisa de 2010.
Segundo a Robert Half, a demanda por profissionais de TI com habilidades de rede continuará em alta nos próximos trimestres. Essa demanda tem sido alimentada, em parte, pela virtualização e projetos de computação em nuvem. Quanto a certificações, nesse segmento, especificamente, elas são importantes, mas “não estão dirigindo o mercado”.


5. Business Intelligence – 23% devem contratar nos próximos 12 meses, acima de 13% na pesquisa de 2010.
O pequeno aumento indica uma mudança do foco na redução de custos para o investimento em tecnologias que forneçam acesso a dados em tempo real, melhorando as tomadas de decisão de negócios. Tem apenas um problema: o custo do profissional qualificado. Em países como o Brasil ele é muito alto.

6. Data Center – 18% vão contratar nos próximos 12 meses, ante 21% na pesquisa de 2010.
Como na área de redes, as operações de data center também estão sendo impactadas pela virtualização das organizações e as estratégias de nuvem. Em particular, aumentou a demanda por profissionais de TI com experiência em operações de data center e integração de sistemas. Além disso, as exigências de ter dados disponíveis para alcançar os níveis de garantia de serviços de TI enfatizam a necessidade de pessoas especilaistas em recuperação de desastres e continuidade de negócios. As empresas precisam garantir que os sistemas vão estar disponíveis quando os usuários precisarem deles.

7. Web 2.0 – 18% pretendem contratar nos próximos 12 meses, ante 17% na pesquisa de 2010.
Habilidades técnicas centradas em torno das mídias sociais permanecem com alta demanda, hoje, com indústrias procurando formas de integrar as tecnologias Web 2.0 em suas infraestrutura. Profissionais que dominem .Net, AJAX e PHP, bem como HTML, XML, CSS, Flash e Javascript, entre outros, estão entre os mais procurados.

8. Segurança – 17% vão contratar nos próximos 12 meses, ante 32% na pesquisa de 2010.
A queda de um ano pode ser surpreendente, dado que as ameaças de segurança da informação foram crescentes este ano, mas a segurança é uma preocupação para muitas organizações, especialmente aqueles que estão considerando a computação em nuvem como parte de suas estratégias de TI, diz Reed.

9. Telecomunicações – 9% têm planos de contratar nos próximos 12 meses, contra 17% na pesquisa de 2010.




Fontes: TI Master e Computer World