Apple iTV vai revolucionar o mercado

Em entrevista à agência de notícias Bloomberg, o analista Gene Munster, da empresa Piper Jaffray, voltou a falar do revolucionário televisor que a Apple está desenvolvendo secretamente.
Na análise dele, o iTV, como vem sendo chamado informalmente, será “a coisa mais importante na área de aparelhos eletrônicos desde o smartphone”. Munster afirma que o televisor deve chegar às lojas americanas no segundo semestre, durante o Outono americano.
O aparelho, segundo ele, deverá ter aspecto singular. “Imagine uma lâmina de vidro sem moldura”, descreve. Ele diz que o iTV poderá ser comandado por voz. Para isso, deve incorporar a tecnologia do assistente de voz Siri, presente no iPhone 4S.
Ele também afirma que o aparelho terá acesso a conteúdo da internet, o que é previsível. Só faz sentido, para a Apple, lançar um televisor se ela puder vender filmes e programas para ele, o que deve ser feito por meio da loja iTunes e do serviço de armazenamento na nuvem iCloud.
Nesta semana, o jornal americano New York Post revelou que a Apple vem negociando há meses com estúdios de TV. O objetivo seria lançar um serviço de filmes e programas televisivos por streaming, no estilo do Netflix.
Seria um complemento à venda de filmes e seriados que já ocorre na loja iTunes. Aparentemente, os estúdios não aceitaram as condições da Apple e o projeto ainda não deslanchou. Mas esse movimento da Apple pode perfeitamente ser uma preparação para a chegada futura da linha de televisores.

Steve Jobs – As declarações de Munster vêm reforçar o persistente rumor que uma nova e inovadora geração de televisores está em gestação nos laboratórios secretos de Cupertino. O próprio Steve Jobs falou sobre esse assunto a seu biógrafo Walter Isaacson. O fundador da Apple disse que queria revolucionar o televisor criando um aparelho integrado, capaz de interagir com o usuário de forma inovadora. O televisor deveria reduzir a confusão de cabos e controles remotos dos home theaters atuais.
Jobs parece ter se empenhado, com sua equipe, na busca de soluções que levassem a esses objetivos. “Eu finalmente consegui”, disse ele a Isaacson. A frase, incluída na biografia do empresário, levou à imediata interpretação de que o produto já está em fase adiantada de desenvolvimento. Desde então, outros rumores têm surgido.

Em dezembro, o site australiano Smarthouse diz ter conseguido detalhes com um fornecedor japonês da empresa. Segundo o site, o televisor seria oferecido em três tamanhos, de 32 a 55 polegadas. No mesmo mês, o noticiário Digitimes, de Taiwan, disse que a Apple faria o aparelho em dois tamanhos – 32 e 37 polegadas – e que ele começaria a ser vendido na metade de 2012. Também nesse caso, a informação teria vindo de fornecedores de componentes eletrônicos.
Apple TV – Como se sabe, o interesse da Apple na televisão não é novo. Desde 2007 a empresa vende o Apple TV, um pequeno dispositivo eletrônico que recebe imagens da internet ou de um computador e envia ao televisor. É provável que uma nova geração do Apple TV seja revelada na próxima quarta-feira, junto com o novo iPad.
O que se espera é que o novo modelo seja capaz de transmitir imagens em resolução full HD (1080p). O atual trabalha em HD (720p). Mas a Apple também pode surpreender, por exemplo, incorporando o assistente Siri ao Apple TV, que passaria a aceitar comandos por voz.

 Fonte: Info Online