Fintech está revolucionando a indústria de serviços financeiros

Se você é um usuário assíduo das redes sociais ou um fanático da tecnologia, é muito provável que mais de uma vez tenha se deparado com a palavra Fintech. Mas o que ela significa? E por que ganhou tanta relevância?

Exemplos de Fintechs Brasileiras e estrangeiras

» Paypal: criada na Califórnia, a empresa é um sistema que permite a transferência de dinheiro entre pessoas físicas ou empresas usando apenas um endereço de e-mail, evitando o uso de boleto bancário ou cheques. A solução foi criada 1998, mas se popularizou rapidamente. É até hoje considerada a grande inovação quando o assunto é pagamentos on-line.
» Nubank: fundada em 2013, é uma fintech brasileira que oferece um cartão Mastercard sem cobrar tarifas ou anuidade para o consumidor final. O grande diferencial dessa startup é que o cartão pode ser totalmente controlado por um aplicativo de celular. Com ele, é possível pedir aumento do limite, bloquear transações, consultar o SAC e acompanhar cada transação em tempo real. As faturas são enviadas por e-mail e podem ser pagas normalmente em caixa eletrônico ou internet banking, bastando usar o código de barras.
» Mercado Bitcoin: fintech brasileira criada em 2011 como site para intermediação de compras e vendas de moedas digitais. Mercado Bitcoin é a maior empresa de moedas digitais e Blockchain da América Latina.
» TransferWise: essa startup europeia inovou ao permitir transferências bancárias ao exterior sem cobranças de taxas. Para os brasileiros, por exemplo, é possível enviar dinheiro para uma conta em banco estrangeiro sem pagar IOF. Isso é possível porque em vez de transferir o dinheiro diretamente para o destinatário (que pode ser você mesmo), o sistema redireciona o valor para uma conta da própria empresa no país de destino. E, posteriormente, para a sua conta.
» GuiaBolso: esta outra fintech brasileira é um aplicativo de controle financeiro 100% online e gratuito. Uma das grandes inovações da plataforma é que ela conecta sua conta bancária e cartões com o app, preenchendo automaticamente sua planilha de gastos mensais. Dessa forma fica fácil controlar as contas e se planejar melhor.
» Creditas: fundada em 2013 como o nome BankFacil, é uma startup de empréstimo com garantia. Sobre o modelo de empréstimo com garantia onde os juros são bem menores que cheque especial e cartão de credito.

Fonte: Blog SAP Brasil e Wikipédia