Veja como fazer backup dos seus Twitters
Se você é usuário assíduo do Twitter, provavelmente já percebeu que o serviço tem uma limitação: ele só disponibiliza acesso aos tweets mais recentes. Se você precisar visualizar uma mensagem mais antiga, poderá ter dificuldades para encontrá-la. Para evitar esse tipo de problema, que tal fazer um backup de seus tweets? É o que este tutorial mostrará. E o que você precisa é de backup de favoritos ou de “direct messages”? Sem problemas! Acompanhe o passo a passo abaixo.
Fazendo backup de seus tweets com o Tweet Scan
Passo 1. Para fazer backup de tweets, utilizaremos o serviço on-line Tweet Scan. O serviço é gratuito, mas tem uma limitação: só armazena as últimas mil mensagens postadas. Mas já é alguma coisa, não é mesmo? Acesse-o e você encontrará a página abaixo:
Passo 2. Escolha que tipo de conteúdo você deseja copiar: seus tweets, respostas de outros usuários, “direct messages” ou favoritos. Há também as opções de lista de amigos e lista de seguidores, mas estas não funcionaram nos nossos testes. Você também pode selecionar o item “Full Archive” para escolher todas as opções. Escolheu? Agora clique no botão “Go to Twitter”.
Passo 3. Você será direcionado a uma página do Twitter para autorizar o acesso do Tweet Scan à sua conta. Nela, clique em “Allow”.
Passo 4. Na página seguinte, você deve concordar com as condições do serviço (em inglês) selecionando “I agree”, a não ser que não queira continuar com o procedimento. Se preferir, você também pode informar seu correio eletrônico no campo “Enter your email” para receber uma mensagem com o link do backup. Clique no botão “Continue” para avançar.
Passo 5. Aparecerá uma página de confirmação, informando o seu nome de usuário e o tipo de conteúdo a ser copiado. Tudo certo? Então clique no botão “Finish”.
Passo 6. O processo de backup começará e o link no qual você poderá baixá-lo será exibido. Note, no entanto, que o endereço não funcionará imediatamente. É necessário esperar dois ou três minutos para o procedimento ser finalizado. Vale frisar que dificuldades técnicas no Twitter podem atrapalhar a atividade. Se enfrentar problemas, tente mais tarde.
Passo 7. Depois de aguardar alguns minutos, clique no link para efetuar o download do backup. Surgirá outra página com o endereço definitivo. Clique nele. Perceba que você baixará um arquivo com extensão .zip. Use um programa como o WinRAR para descompactá-lo. Ao fazer isso, você terá dois arquivos com os dados solicitados: um em HTML e outro em formato CSV, que pode ser aberto em programas como o Excel.
FONTE: TechTudo