Para profissionais

Você certamente já ouviu falar que para conseguir uma boa oportunidade é preciso ter Q.I., não o coeficiente de inteligência, mas o quem indica. Ao contrário do que sugere a piada, a indicação não precisa ser sinônimo de favorecimento. Ela pode ser resultado de uma boa rede de contatos e de esmero na criação de uma reputação profissional.

E para criar essa boa reputação e mostrar ao mundo seus talentos, as redes sociais podem ser uma ferramenta eficaz. Contudo, em se tratando de trabalho, é preciso pensar além do Orkut e do Facebook nosso de cada dia. Há redes sociais criadas especialmente para conectar profissionais com interesses comuns, mostrar vagas a quem busca uma oportunidade e levar profissionais a quem quer contratar.

Uma das maiores e mais conhecidas redes sociais profissionais é o LinkedIN (www.linkedin.com), que tem 45 milhões de usuários espalhados em 200 países. Oficialmente, as opções de idioma são Inglês, Espanhol, Francês e Alemão, mas nada impede que os usuários se comuniquem em Português. O site pode buscar entre os cadastrados possíveis conhecidos, com base nos contatos de e-mail, instituições de ensino e empresas por onde passou. Para adicionar ou ser adicionado é preciso pedir autorização, ou seja, você controla sua rede. Pode-se escrever sobre os colegas, e pedir que escrevam a seu respeito.

Há busca por vagas, por profissionais, notícias sobre sua área de atuação e ferramentas para incentivar o debate entre os participantes.

Quem também faz sucesso entre os brasileiros é o Plaxo (www.plaxo.com), que tem a vantagem de ter versão em Português. Além de permitir contatos profissionais e publicação de currículos, o Plaxo integra outras ferramentas sociais, como Twitter, Facebook, blogs, o que facilita a tarefa de acompanhar as atualizações dos contatos espalhados em várias redes. Dispõe de ferramentas para sincronizar os contatos com o Outlook e Windows Mobile, além de fazer backup da agenda e eliminar duplicatas. E, claro, há como buscar oportunidades e publicar ofertas de emprego.

Também em Português, o Indica (www.indica.com.br) é uma rede em que o usuário pode sugerir profissionais para vagas. O usuário é cadastrado como empresa, candidato ou indicador. Quando a indicação resultado em contratação, o indicador é premiado. O candidato pode acompanhar o andamento dos processos seletivos.

Dicas para preparar o seu currículo

Há opções de serviços gratuitos e pagos também para quem deseja lançar o currículo na rede. Entre os gratuitos estão o Curriculum (www.currículo.com.br), Michael Page (www.michaelpage.com.br) e Monster Brasil (www.monsterbrasil.com.br).

Entre os pagos, Catho Online (www.cathoonline.com.br), que cobra R$ 69,90 ao mês e o Manager (www.manager.com.br), que sai por R$ 59 ao mês.

É bom lembrar algumas dicas na hora de preparar o currículo. Seja breve e use no máximo duas páginas, para não cansar o recrutador. Lembre que currículo não é histórico profissional. Comece com seu nome completo, telefones para contato, e-mail e cidade onde mora, e cidades onde aceitaria trabalhar. Número de CPF e Identidade são dispensáveis, assim como foto e estado civil.

Deixe explícito quais são seus objetivos profissionais, isso facilita o responsável pela seleção a encontrar o candidato para determinada vaga. Em seguida, informe suas qualificações, inclusive os projetos de que participou, e qual foi sua atuação. Não caia na tentação de mentir ou exagerar para impressionar o recrutador.

Erros de gramática e ortografia são inaceitáveis. Nas redes sociais, evite comunidades preconceituosas, não fale mal da empresa ou dos colegas. Lembre que você está em público.

Fonte: O Dia